Pages


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MAIS CONCORRÊNCIA, POR PREÇOS MENORES

A abertura do 26º Cihat (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo), em São Paulo, nesta segunda-feira, foi marcado pelo debate sobre competitividade no turismo. A solenidade foi aberta pelo presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto. Responsável pela organização do evento, Abreu Pinto falou da importância do turismo em incentivar o desenvolvimento social e econômico no país. “Por isso, precisamos de um turismo para todos”, afirmou.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, destacou que, para cumprir essa missão, o setor tem de oferecer preços competitivos. “Não podemos supor que a invisível lei da oferta e da procura possa, sozinha, reger o mercado turístico, pois elevaremos os preços, e não só os aviões, à estratosfera”, afirmou, referindo às tarifas aéreas. “A cobrança arbitrária de preços abusivos é condenada pela legislação brasileira”, afirmou.

Dino afirmou que o ingresso de turistas irá aumentar nos próximos anos, com os megaeventos. Mas é necessário pensar na sustentabilidade do setor. “Acabados os megaeventos, o principal saldo que teremos é de imagem. Se algumas empresas do setor cobrarem preços abusivos, isso pesará negativamente na avaliação final dos estrangeiros e, portanto, em seu desejo de retorno”.


Autoridades presentes no evento (foto: Mercado e Eventos)

Presente ao evento, o deputado Arnaldo Faria de Sá apoiou a proposta da Embratur de uma política de Céus Abertos. “Temos de abrir rotas que hoje estão na mão só de TAM/Lan e Delta/Gol. O turismo não pode ficar na mão só dessas duas empresas”, afirmou. “A competição de empresas estrangeiras em diversas áreas, como a hotelaria, é saudável para a economia do turismo”, defendeu o secretário de Políticas Nacionais do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz.
A abertura do encontro contou ainda com a presença do senador Antonio Carlos Valadares, presidente da Comissão de Turismo e da prefeita em exercício Nádia Campeão.

Fonte: EMBRATUR

0 comentários:

Postar um comentário